AÇÃO INTEGRADA

Alto Araguaia viabiliza rede de enfrentamento à violência doméstica

"Alto Araguaia se torna o município de referência da região com uma rede de proteção muito fortalecida para lutar por essas mulheres”, disse Priscila Dourado

por Da redação

19 de Abril de 2024, 10h54

None
Divulgação

O município de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá) consolidou nesta quinta-feira (18.abr.2024) em evento na Câmara de Vereadores a implantação da rede de enfrentamento à violência doméstica e familiar. O ato, inclusive com assinatura de um termo de cooperação técnica, reuniu secretários municipais, autoridades do Poder Judiciário, Ministério Público, entidades, sociedade civil organizada e forças de segurança, e contou com a participação da assessora da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (Cemulher/TJMT), Ana Emília Sotero.

 

A primeira dama e secretária de Assistência e Desenvolvimento Social de Alto Araguaia, Priscila Dourado iniciou a rodada de assinaturas do termo. No evento, ela representou o prefeito Gustavo Melo (PSB) que cumpria agenda em Cuiabá. “As políticas públicas sociais vêm avançando muito no nosso município. Foi um dia histórico no combate à violência doméstica. Esse conjunto de órgãos e entidades fortalecem a rede de amparo a essas mulheres. Alto Araguaia se torna o município de referência da região com uma rede de proteção muito fortalecida para lutar por essas mulheres”, disse Priscila Dourado após a assinatura do termo de cooperação.

 

Representando a desembargadora Maria Aparecida Ribeiro, a assessora da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (Cemulher/TJMT), Ana Emília Sotero permaneceu dois dias no município realizando capacitação com membros da rede de apoio ao enfrentamento à violência doméstica e familiar contra mulher.

 

“É a implementação de uma política pública de proteção à mulher em que as pessoas têm que ter capacitação frequente, os servidores, as equipes de segurança pública. No momento em que se formaliza a rede, é criado um fluxograma de atendimentos dessas mulheres; com a capacitação, as coisas fluem e há celeridade no atendimento”, afirma Ana Emília Sotero.

 

Assinaram o termo de cooperação técnica para a implantação da rede de enfrentamento à violência doméstica e familiar a primeira dama Priscila Dourado, o juiz de Direito da Comarca de Alto Araguaia, Dr. Daniel de Sousa Campos; o promotor da 1ª Promotoria de Justiça, Dr. José Vicente Gonçalves de Souza; assessora da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (Cemulher/TJMT), Ana Emília Sotero; a presidente da Câmara de Vereadores, Mariana de Souza; o subcomandante do 15º Batalhão de Polícia Militar, capitão Murilo Bezerra; delegado de Polícia Civil, Dr. Marcos Paulo Batista de Oliveira; presidente da 9ª Subseção da OAB, Vitor Musa; secretária executiva da Associação Comercial e Empresarial (ACEAIA), Adriana Adamski; secretárias Manoela Nunes (Saúde) e Eva Carmen (Educação) e a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Nelcy Pio Peron.